CNH DIGITAL: Cadastro, download, como funciona?

Buscando informações sobre a CNH Digital? Então veio ao lugar certo! Esta ferramenta tecnológica foi lançada recentemente no estado de Goiás e até o início do ano de 2018, estará presente em todo o país! A CNH Digital irá permitir que você deixe a sua Carteira Nacional de Habilitação impressa guardada em casa, sendo um verdadeiro auxílio ao motorista.

CNH DIGITAL

CNH DIGITAL

O estado de Goiás foi escolhido em uma parceria entre Denatran e o Detran-GO. Acompanhe o artigo e fique por dentro de todas as informações importantes envolvendo a CNH Digital!

Do que se trata a CNH Digital?

A tecnologia sempre tende a trazer novidades para nossa sociedade e em relação à CNH Digital não foi diferente!

Também conhecida como carteira de habilitação eletrônica, a ferramenta servirá como um documento oficial presente no smartphone de todos os motoristas brasileiros.

O novo formato do documento propicia uma maior mobilidade, praticidade e comodidade. Uma vez que não será mais necessário andar com a CNH impressa todos os dias.

A solução se trata de um app mobile, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e inicialmente terá um pequeno custo no bolso do motorista que já possui sua CNH tradicional.

Um exemplo disso, Em Goiás, a partir do ano de 2018, as versões digitais das CNH’s ficará em torno de R$ 10,00.

Atenção: Segundo o Ministério das Cidades, a CNH digital será uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa!


Quando a CNH Digital começa a valer?

A estimativa é de que até 1º de fevereiro de 2018 os DETRANS de todos os estados devem estar aptos a emitir a versão digital!

A implantação começa aos poucos, com um programa-piloto no estado de Goiás. Segundo o Ministério das Cidades, o estado foi escolhido por ter se preparado tecnologicamente para oferecer o recurso.

Por isso, é e importante que você visite periodicamente o site oficial do DETRAN do seu respectivo estado. Assim, você encontrará maiores informações assim que a novidade da CNH 2018 for implantada!


Como obter a CNH Digital?

A primeira informação de grande importância é que a CNH Digital só poderá ser emitida para quem tem a carteira de habilitação impressa no formato atual. O QR Code, um código específico para ser lido por aparelhos eletrônicos precisará estar presente. Ele existe na parte interna das carteiras de habilitação.

Esse formato já se faz presente nas carteiras emitidas desde o ano de 2017!

Sendo assim, quem tem a versão antiga, precisará renovar a impressa para, então, solicitar a CNH Digital!


Como funciona a CNH Eletrônica? 

Você deseja ficar por dentro da utilização da CNH Digital? Veja abaixo um passo a passo detalhado para obter a ferramenta em seu smartphone:

  • Quando ela estiver valendo no seu estado, o primeiro passo é cadastrar-se no no Portal de Serviços do Denatran;
  • Ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados. (Quem optar por usar um certificado digital, que é pago, pode fazer todo o processo online);
  • Caberá a cada Detran cobrar ou não pela via digital, e determinar um valor;
  • Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que estará nas lojas oficiais da Apple e do Google (para aparelhos Android);
  • Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, quando o estado disponibilizar a CNH digital;
  • Criar uma senha de 4 dígitos para acessar o documento no celular.

Atenção: É preciso ter muito cuidado com falsos aplicativos! Este é gratuito para baixar e nele está escrito o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).


 

A CNH digital é segura?

De acordo com o Ministério das Cidades, há um conjunto de informações técnicas para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento!

A autenticidade da CNH digital poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor (DETRAN) ou com a leitura de um QR Code. Para utilizar a ferramenta não será preciso ter sinal de internet para acessar o documento!

Em casos de roubo, o usuário deverá bloquear o documento. Se tiver o certificado digital, ele poderá entrar no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio remoto. Caso contrário, terá que ir até algum posto do DETRAN.


 CNH Impressa X CNH Digital

É importante lembrar que ambas as maneiras de utilizar a documentação está correta! Sendo assim, a CNH Digital não virá para substituir a impressa. A carteira impressa continuará a ser emitida normalmente, nos padrões atuais.

Atenção: Utilizando a eletrônica ou impressa, o motorista não poderá simplesmente não andar com nenhuma versão do seu documento! Quem tem habilitação, mas não está com o documento ao dirigir, comete infração leve, com multa no valor de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira.

Além disso, o veículo fica retido até a apresentação do documento! 

Para obter ainda mais informações sobre a CNH Digital, veja o vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *