CNH SOCIAL: Sorteios, Detran

Você sabia que pode tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente caso não tenha condições de pagar por ela? É isso mesmo! Com o CNH Social isso é possível. Você tira a habilitação para dirigir sem gastar um centavo. No post de hoje, você encontrará todas as informações de como participar desse programa e conseguir a CNH Social. Vem com a gente!

CNH SOCIAL

CNH SOCIAL

Conhecida também como CNH Popular, a CNH Social já beneficiou muitas pessoas que não tinham condições financeiras para emitir sua Carteira Nacional de Habilitação. O programa foi criado em 2011 pelo governo federal e muitas pessoas não fazem a menor ideia da existência dele. Informações sobre todo o programa CNH Social você confere clicando aqui.

O projeto intitulado como CNH Social tem parceria com o Projeto Incluir que visa a democratização de alguns serviços que geralmente são pagos, oferecendo-os gratuitamente para as pessoas que não podem pagar por eles.

Até hoje, diversas pessoas já foram beneficiadas e puderam tirar a sua CNH como também incluir uma nova categoria na que já possuíam.

CNH SOCIAL: Sorteios

Por ser um programa que oferece gratuitamente a CNH, milhares de pessoas acabam se inscrevendo, mas saiba que para ser beneficiado, além de estar de acordo com todos os requisitos, os candidatos passarão por um sorteio. Todos os anos, cada Estado realiza um sorteio para selecionar quem ganhará a Carteira de Habilitação.

Se você está participando, fique atento: o Detran de cada estado é responsável pelo sorteio da CNH e o resultado geralmente sai no site oficial e em todos os meios de comunicação.

2

CNH SOCIAL: Fui sorteado! E agora?

Se você preencheu todos os requisitos direitinho, fez a sua inscrição e foi sorteado, agora é só seguir os passos exigidos pelo Detran do seu Estado. Confira os próximos passos.

  • Após ser selecionado, o candidato deve dar abertura ao processo de habilitação no CFC em que realizou a inscrição;
  • Depois, deve comprovar que possui domicílio no mesmo local há, pelo menos, dois anos;
  • Em seguida, deve apresentar todos os documentos de identificação necessários para a abertura do processo;
  • Por último, deve fazer uma declaração de responsabilidade sobre as informações declaradas ao Detran.

CNH SOCIAL: Qual o preço?

A Carteira Social, como dissemos, é um programa que visa o acesso gratuito de pessoas de baixa renda a um serviço pago. Por isso, a CNH Social não tem custo algum e qualquer valor cobrado durante o processo de inscrição ou retirada é proibido.

3

CNH SOCIAL: Detran e inscrições

Em alguns Estados brasileiros, existem unidades do Detran que são muito modernas e contam com o avanço tecnológico para realizar a maioria dos seus serviços burocráticos.

Um desses estados é Pernambuco. Diversos serviços estão disponibilizados nesse site, basta acessar e procurar o que te interessa.

Outro estado é o Espírito Santo. Acesse esse link e confira os serviços disponíveis.

Se você mora em outros estados, dirija-se a uma unidade do Detran mais próxima de você e informe-se sobre as inscrições. Alguns CFCs também podem te orientar, mas lembre-se que nenhum valor poderá ser cobrado.

As inscrições para a CNH Social do ano de 2016 ainda não foram abertas. Fique de olho em nosso blog pois atualizaremos essa postagem assim que novas informações surgirem.

One thought on “CNH SOCIAL: Sorteios, Detran

  1. ione

    quero tirar minha cateira não tenho condiçoes de pagar

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *