CNH Jovem 2019: Inscrições e Regras, CNH Social Maranhão

A CNH Jovem 2019 é um projeto social que visa financiar os custos com a emissão da primeira via da carteira. A iniciativa da CNH Jovem 2019 partiu do Estado do Maranhão, que promove a distribuição de cerca de três mil vagas. O programa também é administrado pelo Detran-MA!

CNH Jovem 2019

CNH Jovem 2019

Sobre a CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento brasileiro que identifica a população apta a conduzir um veículo automotor. A habilitação pode ser emitida, em sua primeira guia, para maiores de dezoito anos.

✓ Veja ainda como funciona o processo seletivo nos estados:

Para isso, há um processo preparatório. No Centro de Formação de Condutores (CFC), em uma auto escola autorizada pelo Detran. No local, os alunos participam de aulas teóricas, práticas, exame médico e avaliação. Se conquistarem uma boa pontuação nessas etapas, poderão emitir a CNH.

A principio o condutor tem a permissão para transitar 1 ano com a sua habilitação, como um período de experiência. Se durante esse tempo não for constatada nenhuma infração, poderá dar entrada na CNH definitiva que tem validade de 5 anos.

Para todas essas etapas há custos e taxas. O objetivo da CNH jovem 2019 é financiar esses valores, para que as pessoas de baixa renda possam emitir o documento.


Como funciona a CNH jovem 2019

A CNH jovem 2019 foi lançada em 2015 no estado do Maranhão. O propósito é o de oferecer financiamento da habilitação para estudantes de escola pública. Concedendo gratuidade na primeira emissão da categoria A (moto), B (carro), e A/B (moto e carro).

✓ Conheça a lista dos aprovados para CNH Social 2019

O último processo de seleção aconteceu em 2016, depois desse ano não foram mais abertos editais. Por isso, não há como prevê uma nova data para 2019. Mas, existem indícios que o programa volte a atuar no estado.

Além de beneficiar os jovens, este projeto visa o futuro. Já que com a habilitação para dirigir torna-se mais fácil o processo de busca por emprego, e inserção no mercado de trabalho.


Requisitos CNH jovem 2019

O governo, juntamente com o DETRAN do estado, estipularam alguns requisitos CNH Social 2019 para que pudessem filtrar aqueles que realmente devem ser beneficiados.

As exigências para a seleção são;

  • Ter entre 18 e 21 anos;
  • Cursado o 1°,2° e 3° ano do Ensino Médio em escola pública;
  • Possuam domicílio declarado em municípios do Estado do Maranhão;
  • Tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao de inscrição no CNH jovem;
  • Não tenham sido condenados judicialmente na esfera cível ou criminal pela inobservância da legislação de trânsito.

A seleção dos inscritos acontece da seguinte forma: 50% das vagas é destinada aos que obtiveram as melhores pontuações no Enem. Outros 50% das vagas são decididas em sorteio.


Inscrições CNH jovem 2019

As inscrições CNH jovem 2019 acontecem exclusivamente via internet, no site do DETRAN-MA.

Os interessados deverão preencher um formulário eletrônico, com suas informações pessoais. Como: nome, endereço, nome da mãe, documento de identificação, escola e etc.

Além disso será necessário inserir dados do portal do ENEM para que o sistema faça a relação da nota obtida.

Para o ano de 2019 não há data estabelecida para o início das inscrições, e processo de seleção.

O indicado é ficar atento aos pronunciamentos oficiais do DETRAN e do Estado, que certamente será o canal utilizado para anunciar novas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *