Estados com CNH Gratuita 2019: Inscrições, Requisitos e Lista de Aprovados

No Brasil, existem alguns estados com CNH gratuita 2019. A ação é uma iniciativa de cada região, sem vínculo com o governo federal. Os estados com CNH gratuita 2019 optam pelo financiamento do documento afim de incentivar o índice de empregabilidade.

Estados com CNH Gratuita 2019

Estados com CNH Gratuita 2019

Como funciona a CNH Social 2019?

A Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) não é um projeto nacional. Cada estado, por iniciativa própria, cria leis que visam financiar a emissão da CNH para pessoas de baixa renda.

O propósito principal é promover as chances de emprego das pessoas em vulnerabilidade social.

Já que possuindo aptidão para conduzir veículos, aumentam as chances de conseguir uma vaga em: empreiteiras, fábricas, indústrias, comércios e até órgãos públicos.

Para a emissão da primeira via da habilitação é necessário passar por preparação teórica, prática, exames médicos e avaliatórios. Todas as etapas são pagas.

A auto escola (Centro de Formação de Condutores- CFC), é a instituição privada responsável por intermediar esse processo entre o indivíduo e o Departamento de Trânsito (DETRAN).

Sem período pré-estabelecido, cada estado divulga a abertura de um edital de inscrições da CNH social. Estabelecendo número de vagas, requisitos e locais para a inscrição. O projeto financia todas as etapas da emissão de carteira.

A iniciativa fica por conta do DETRAN, ou por uma empresa privada. Que analisam cada cidade e realizam a seleção de forma municipal.


Requisitos CNH Social 2019

Cada um dos estados com CNH social 2019 podem estabelecer individualmente quais são os requisitos CNH social 2019. Cabendo a cada DETRAN criar a logística de seleção dos candidatos.

Mas, como a iniciativa visa alcançar pessoas que não possuem condições financeiras de emitir a carteira, é necessário comprovar condição de baixa renda.

Além disso, são normalmente requisitos obrigatórios:

  • Possuir idade mínima de 18 anos para a emissão da categoria B (veículos de até oito lugares);
  • Possuir idade mínima de 21 anos, ou dois anos de categoria B para a adição de categoria D (veículo de carga);
  • Residir no estado há no mínimo 2 anos;
  • Possuir renda mensal familiar de 2 à 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter concluído o nível básico de educação. Sabendo ler e escrever.

Alguns estados possibilitam a inscrição de pessoas com deficiência. Desde que essa deficiência não atrapalhe a condução do veículo.


Inscrições CNH Social 2019

As inscrições CNH social 2019 também são diferentes dependendo do estados com CNH social 2019. Já que cada um estipula um método para seleção dos candidatos.

Há casos em que os interessados devem se cadastrar no site oficial do DETRAN. E em outras regiões, basta comparecer até uma auto escola credenciada para preencher o formulário de inscrição.

Na ocasião, o candidato deve inserir suas informações básicas como:

  • Nome;
  • Data de Nascimento;
  • Endereço;
  • Profissão;
  • Número de Identificação Social (NIS), ou outro tipo de identificação de beneficiário de programas do Governo Federal.

Depois de feita a inscrição, são selecionados aqueles que a empresa responsável (ex:DETRAN) julgar ter menos condições de emitir a CNH por conta própria.

Além disso, há estados que criam cotas para mulheres e negros. Diminuindo as vagas em ampla concorrência, mas promovendo ação de inclusão social.


Estados com CNH Social 2019

Por não ter nascido de um decreto federal, são poucos os estados com CNH social 2019, embora a região possua um grande número de habitantes. 

Atenção: CNH Social RJ e CNH Social SP não existem!

Ainda assim, confira os estados com CNH Gratuita 2019:

Conferiu quais os estados com CNH Gratuita 2019? Em algumas cidades a ação pode ser desenvolvida por empresa privada, sem vínculo com o DETRAN. E por isso nada consta no site oficial do órgão público.

One thought on “Estados com CNH Gratuita 2019: Inscrições, Requisitos e Lista de Aprovados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *